Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Nascido em Rohran, na Áustria, em 1732, com 6 anos de idade foi mandado por seus pais, que eram pobres, para casa dum parente remediado a fim de aprender música na escola de Hainburg. Dois anos depois entrava para uma escola de canto vienense, anexa à Catedral de santo Estevão, onde cantava e recebia algumas lições de composição. Quando completou os 17 anos, porque a sua voz se modificara e ele se mostrava insubordinado, teve de abandonar a escola.
Sozinho e sem vintém, percorreu um tortuoso caminho que por fim o levou a Eisenstadt e à protecção do príncipe de Esterhàzi. Aqui Haydn compôs música que foi executada em todo o mundo, e quando mais de 30 anos depois visitou Londres o genial compositor pôde verificar o grande número de pessoas que amavam as suas obras.
Num estilo simples e atraente, capaz de prender a atenção dos adolescentes. Helen L. Kaufmann apresenta neste livro, a traços largos, a biografia do grande génio que foi Haydn e que, de acordo com a inscrição Non omnis moriar (Não morrerei totalmente) na sua lápide funerária, continua a viver para todos aqueles que sabem apreciar a música.
Tradução: Aureliano Sampaio
Ilustrações: John Leone
Editora: Livraria Civilização - Editora
Páginas: 207