Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.
O livro Léah e outras histórias é seu trabalho mais relevante. O volume reúne dez contos sem nenhuma ligação temática entre eles. Em alguns dos contos Miguéis explora outros espaços, o que torna suas narrativas bastante universais. O primeiro conto do volume, Léah, narrado em primeira pessoa (o que confere um tom mais intimista à narrativa) conta a história de um português que vai a trabalho para Bruxelas. Ficando hospedado em uma pensão, o narrador-personagem se apaixona pela camareira, Léah, figura misteriosa e enigmática que aos poucos vai se envolvendo mais intimamente com o protagonista e depois some sem deixar vestígios. O conto apresenta uma atmosfera um tanto noir sem oferecer respostas para os vários questionamentos do narrado.
«Galardoado em 1959 com o primeiro Prémio Camilo Castelo Branco,» Léah e outras histórias» é porventura o seu livro mais conhecido com ambientes portugueses e outros mais cosmopolitas.
O vocabulário rico, a sintaxe primorosa, o tom satírico ( a lembrar Eça ), o lirismo, o espírito observador, as personagens bem construídas e o sentido de humor simultaneamente português e estrangeirado resultam numa escrita maravilhosa que se lê com enorme prazer.
Destas narrativas, provavelmente com raízes autobiográficas, onde encontramos o sonho, a saudade da sua Lisboa natal, o presente e o futuro, a infância e adolescência, o fim da monarquia e o consequente início da república, a burguesia portuguesa com as suas características peculiares, os amores passageiros ou interesseiros e a vida no estrangeiro,».
Celeste Corrêa
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.
Ano Edição: 1959
Titulo: Léah e Outras Histórias
Autor: José Rodrigues Miguéis
Capa: Bernardo Marques
Editora: Estúdios Cor
Páginas: 351