Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Transformando-se em personagem, o autor nos conta que uma vez teve uma ideia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo.
O «herói menino do enredo possui uma missão e realiza as maiores façanhas: uma subida inicial à montanha e as subsequentes descidas e subidas em busca de saciar uma flor prostrada.
Os leitores são chamados para uma divertida brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos. Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém nunca teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossível: o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho. Depois, quando ele passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos. Como nos velhos livros de literatura infantil, Saramago conclui: E é essa a moral da história.
E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?
Pode verificar-se nesta pequena história traços dos tradicionais contos de fadas, remontando para a tradição oral
Opinião de Livreiros:
Nunca desistas
Flávio Alves - Livraria Bertrand Alma Shopping
Um dos maiores autores do panorama literário português aventura-se na escrita de livros infantis. Neste livro, o autor exorta os mais novos a nunca desistirem dos seus sonhos! Recomenda-lhe também que, quando forem mais velhos e mais capazes, reescrevam esta história de modo a perpetuar-se no futuro. Uma obra de grande humildade deste excelente autor!
A maior flor do mundo
César Ribeiro-Livreiro Bertrand Cidade do Porto
Livro que li "num abrir e fechar de olhos" e imediatamente tive vontade de reler e voltar a ler e reler novamente! Porquê? Apenas para admirar a humildade deste grande autor português que brinca com a sua dificuldade em escrever histórias para crianças!
Maravilhoso
Ana Gil - Livraria Bertrand Covilhã
O autor entusiasma as crianças a nunca desistirem dos seus sonhos e que sejam persistentes. Este também as motiva para reescreverem esta história futuramente.
Estado do Livro: Completamente Novo
Leitura recomendada no 4. ano de escolaridade.
Edição: 1 Edição 2016
Titulo: A Maior Flor do Mundo
Autor: José Saramago
Ilustrações: Inês Oliveira
Editora: Porto Editora
Páginas: 30