Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
O autor é um reputado colunista do Financial Times e conhecido por tornar tópicos complexos em leitura fácil e envolvente. O livro foi aclamado por críticos, incluindo Steven Levitt, autor de Freakonomics.
A fazer lembrar a trama detectivesca protagonizada por Dick Tracy, de Chester Gould, esta obra pretende explicar os mecanismos essenciais da economia ao leitor comum, recorrendo a temas e fenómenos do quotidiano. Através de uma linguagem simples e acessível o conhecido economista Tim Harford apresenta princípios económicos complexos como a globalização, o funcionamento imperfeito dos mercados, as assimetrias de informação e de poder, a teoria dos jogos, o proteccionismo, pobreza e riqueza das nações, ascensão da China, o conceito de imigração, entre outras. Com dez capítulos e um escrito em Portugal, o autor coloca questões como: por que pagamos tão caro um café? Porque é que é impossível comprar um carro bom em segunda mão? Como é que a Máfia faz dinheiro com lavagens e branqueamento quando os gangs da rua não? Porque há congestionamentos de tráfego nas grandes zonas urbanas? Ou ainda como irá o planeta azul suportar os custos ambientais do desenvolvimento? Teorias económicas explicadas à luz do senso comum e baseadas em casos reais catapultaram esta obra para a tabela de livros mais vendidos nos Estados Unidos e Reino Unido. Uma leitura apelidada de absolutamente indispensável e fascinante.
Críticas de Imprensa:
«Como Tim Harford demonstra brilhantemente neste agradável livro, o poder das ideias económicas pode, nas mãos da pessoa certa, iluminar o mundo à nossa volta.»
Martin Wolf, editor associado do jornal Financial Times
«Este livro é a melhor introdução à economia que eu conheço.»
Tyler Cowen, Professor de Economia
«Ler Tim Harford é como estar numa festa na companhia da pessoa mais divertida e inteligente... Os professores de economia devem prestar-lhe muita atenção...»
The Financial Times
«Nas mãos de Tim Harford, a economia torna-se um assunto acessível e fascinante.»
The Times
«Um divertido acontecimento parece estar a acontecer à escrita dos economistas: está a melhorar.»
The New York Times
«Escrito de uma forma inteligente e iluminada».
Washington Post
«Um discurso incisivo sobre a pobreza global.»
Wall Street Journal
«Um guia útil para os economistas»
The Economist
«O trabalho de um talentoso comunicador.»
Publishing News
Titulo: O Economista Disfarçado
Autor: Tim Harford
Tradução: Ana Cristina Pais
Editora: Editorial Presença
Dimensões: 15 x 23 cm
Páginas: 287