Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.
O Inverno do Nosso Descontentamento, o último romance que Steinbeck publicou, em 1961, é dominado pelos temas sociais, que conferiram à obra do autor uma unânime ressonância internacional.
O núcleo do romance é o dinheiro, a hipocrisia e os falsos valores, a crítica serena mas implacável às engrenagens de uma sociedade que mutila o homem no que ele tem de mais autêntico.
O título é uma referência às duas primeiras estrofes de Richard III de William Shakespeare: "agora é o inverno do nosso descontentamento / tornado em glorioso verão por este sol [ou filho] de York".
A história diz respeito principalmente a Ethan A Hawley, um antigo membro da classe aristocrática de Long Island. O pai de Ethan já falecido havia perdido a fortuna da família e, em consequência, Ethan trabalha agora como empregado de balcão numa loja. A sua esposa Mary e os filhos ressentem-se do seu estatuto social e económico medíocre e não valorizam a honestidade e integridade que Ethan se esforça por manter numa sociedade corrupta.
Personagens Principais:
Ethan Allen Hawley um empregado de balcão numa loja (protagonista da história)
Mary Hawley a esposa de Ethan
Allen and Ellen Hawley os seus filhos adolescentes
Danny Taylor amigo de infância de Ethan e o bêbado da cidade
Joey Morphy tesoureiro de banco e playboy da cidade
Margie Young-Hunt sedutora de meia-idade e amiga de Mary
Mr. Baker gerente bancário
Alfio Marullo imigrante italiano proprietário da mercearia
Autor:
John Steinbeck nasceu em Salinas, na Califórnia, em 1902, numa família de parcos haveres. Chegou a frequentar a Universidade de Stanford, sem concluir nenhuma licenciatura. Em 1925 foi para Nova Iorque, onde tentou uma carreira de escritor, cedo regressando à Califórnia sem ter obtido qualquer sucesso. Alcançou o seu primeiro êxito em 1935, com O Milagre de São Francisco (Tortilla Flat na edição original), confirmado depois, em 1937, com a novela Ratos e Homens. A sua ficção está marcada por uma imensa preocupação com os problemas dos trabalhadores rurais e também por um grande fascínio para com a terra. Em 1939, publicaria aquela que, por muitos, é considerada a sua obra-prima, As Vinhas da Ira. Entre os seus livros, destacam-se ainda os romances A Leste do Paraíso (1952) e O Inverno do Nosso Descontentamento (1961), bem como Viagens com o Charley (1962), em que relata uma viagem de três meses por quarenta estados norte-americanos. Recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1962. Faleceu em Nova Iorque, a 20 de dezembro de 1968.
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.
Título: O Inverno do Nosso Descontentamento
Autor: John Steinbeck
Tradução: João Belchior Viegas
Editora: Livros do Brasil
Dimensões: 15cm x 22cm
Páginas: 302