Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
"Aos clínicos que têm a hombridade de colocar o bem da humanidade e o bom nome da medicina portuguesa acima das suas questões pessoais e dos seus interesses pecuniários."
Curiosa polémica sobre as águas do Gerês travada com o Dr. Rita Martins, médico adjunto das Termas do Gerês, de que deixamos um excerto:
Apareceu para aí, largamente reclamado pela imprensa de vários matizes, um livro intitulado A água-veneno e assinado com o nome de Rita Martins. Como o chamadoiro do autor era quasi desconhecido, supuseram muitos dos seus leitores que esta Rita Martins fosse alguma velhota de cabelinho na venta, achacada a flatos e destrambelhamentos histéricos, que houvesse tido os seus dares e tomares com a gente do Gerez, ou com a Empresa das suas águas minero-medicinaes, e, impulsionada por um mesquinho desejo de vingança, entendesse gastar uns tantos contos de reis na impressão de um livreco destinado a prejudicar aquela estancia. Porque o folheto não é outra coisa senão uma diatribe contra a água do Gerez. Água tofana pura, bem mais activa, em seus efeitos perniciosos, que o veneno dos Borgias, a água medicinal do Gerez deve ser banida da Crenoterápia e enquadrada na Toxicologia, ao lado do ácido prussico, pelo menos. Tal é a tése que o snr. Rita Martins (e não a snr.ª, porque Rita Martins é homem) se propõe demonstrar.
Edição: 1ª Edição 1926
Título: O Médico-Peçonha "A Agua-Veneno" (Análise da Diabrite Antigereziana)
Autor: Campos Monteiro
Editora: Offic. de O Commercio do Porto
Páginas: 190