Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
O Meu Irmão, vencedor do Prémio LeYa 2014 por unanimidade, é um romance notável e de grande maturidade literária que, tratando o tema sensível da deficiência, nunca cede ao sentimentalismo, oferecendo-nos um retrato social objetivo e muitas vezes até impiedoso.
Com a morte dos pais, é preciso decidir com quem fica Miguel, o filho de 40 anos que nasceu com síndrome de Down. É então que o irmão - um professor universitário divorciado e misantropo - surpreende (e até certo ponto alivia) a família, chamando a si a grande responsabilidade. Tem apenas mais um ano do que Miguel, e a recordação do afecto e da cumplicidade que ambos partilharam na infância leva-o a acreditar que a nova situação acabará por resgatá-lo da aridez em que se transformou a sua vida e redimi-lo da culpa por tantos anos de afastamento. Porém, a chegada de Miguel traz problemas inesperados - e o maior de todos chama-se Luciana.
Numa casa de família, situada numa aldeia isolada do interior de Portugal, o leitor assistirá à rememoração da vida em comum destes dois irmãos, incluindo o estranho episódio que ameaçou de forma dramática o seu relacionamento.
Opinião de Leitores:
Impactante
Rita Martins
Um livro excelente que de forma simples, mas crua e realista, aborda temas sensíveis da sociedade: as pessoas com deficiência e a forma como olhadas e tratadas. De uma enorme sensibilidade, mas também realista, Afonso Reis Cabral apresenta uma maturidade na sua escrita que nos envolve totalmente.
Audacioso
Ernesto Nóbrega
Interessante abordagem de um tema sensível, e que facilmente poderia cair na receita da compaixão. Livro maduro face à idade do autor. Bastante interessante pela forma direta e realista com que aborda o tema de ter um familiar com deficiência. Leitura recomendada.
Um legado "especial"
Maria Helena Rodrigues
Eu própria passando pela experiência de ter uma filha especial, deparo-me com frequência com o pensamento de que, um dia, os outros irmãos terão de "tomar conta" dela, o que é angustiante. Ninguém quer deixar um legado destes a um filho. Este livro revela uma sensibilidade imensa da parte do autor e, não deixando de ser um alerta para esta problemática, é um livro de esperança.
Um livro extraordinário
Maria Teresa Meireles
Para mim, o melhor Prémio Leya até ao momento. De uma enorme sensibilidade, mas também realista. Um estudo psicológico da própria sociedade, uma escrita desenvolta e a maturidade impressionante num escritor tão jovem!
O meu irmão
Ana Azevedo
Há muito que não lia um primeiro livro tão bom! Mais do que o prémio ganho ou a família do autor, o que me despertou interesse foi a temática escolhida por um autor tão jovem. Foi tratada de forma realista e terna. Um autor com muito talento
Arrepiante!
Carlos Geria
O livro trata de um tema delicado, de uma forma objetiva e com a violência que estas situações humanas podem desenvolver. Recomendo.
O Meu Irmão
Francisco Martins
Afonso Reis Cabral, o trineto de Eça de Queiroz. Confesso que este facto por si só despertou-me a vontade de ler este livro. Uma história comovente de um reencontro de irmãos, e o renascer da vida para um deles. Literatura de qualidade de um jovem escritor.
Titulo: O Meu Irmão
Autor: Afonso Reis Cabral
Capa: Rui Garrido
Edição: LeYa
Dimensões: 23 x 15 cm
Páginas: 365