Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Anotações: Com uma estampa do Padre Manuel Bernardes (Ver 2ª Foto do Anúncio)
Observações: Contém prefácio de Augusto C. Pires de Lima, que é um excelente estudo sobre o autor, a reprodução das licenças da edição seiscentista, notas e índice.
Breve Tratado Espiritual, em que se instrui hum Fiel nos pontos principais da Fé, e bons costumes, composto por um Padre da Congregação do Oratório de Lisboa (com um prefácio, notas e glossário)
Trata-se de uma obra de apresentação e explicação das principais verdades da fé cristã, em forma de diálogo entre o mestre e um discípulo.
Depois da segunda parte o autor descreve o caso de uma serva de Deus que teve uma visão do inferno. Foi a Venerável Madre Ana de Santo Agostinho (Valladolid, 1555- Villanueva de la Jara, Cuenca, 1624), Carmelita descalça que fundou com Santa Teresa de Jesus o convento da sua ordem, onde veio a falecer
Autor:
Padre Manuel Bernardes nasceu em Lisboa, 20 de agosto de 1644 e faleceu em Lisboa, 17 de agosto de 1710. Foi um presbítero da Congregação do Oratório de S. Filipe de Néri, em cuja tranquilidade claustral se recolheu até o fim de seus dias. Seus escritos caracterizam-se pela pureza da linguagem e pelo profundo misticismo. É um dos maiores clássicos da prosa portuguesa.
O seu mérito reside sobretudo na arte da narrativa. As palavras fluem com a limpidez e pureza que jorra da serenidade da alma, na cadência, adequada dos vocábulos, na variedade das ideias e sua expressão, numa prosa ritmada que só esporadicamente surge alterada pelo choque do trocadilho. Não obstante certo influxo do latim, no uso de hipérbatos ou da construção sintática, o estilo não perde a clareza nem sofre colisões na escolha deleitosa do termo para expressão da ideia
Escreveu numerosas obras de espiritualidade cristã, dentre as quais Luz e Calor (1696), Nova Floresta (5 Volumes, 1710, 1708, 1711, 1726, e 1728), Pão Partido em Pequeninos (1694), Exercícios Espirituais (1686), Os Últimos Fins do Homem (1726), Armas da Castidade (1737), Sermões e Práticas (2 Volumes, 1711), e Estímulo Prático para bem seguir o bem e fugir o mal (1730)
Edição: 2º Edição 1940
Titulo: Pão Partido em Pequeninos
Autor: Padre Manuel Bernardes
Prefácio. Augusto C. Pires de Lima
Editora: Domingos Barreira Editor
Páginas: 180