Vida e Obra de Manoel de Abreu (O Criador da Abreugrafia)

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

Vida e Obra de Manoel de Abreu (O Criador da Abreugrafia)
Autor(a)
Itazil Benício dos Santos
Editora
Irmãos Pongeri Editores
Género Literário
Biografia
Sinopse

Itazil Benício dos Santos, médico e escritor, possuidor, ao mesmo tempo, da imperturbabilidade do homem de ciência e da vibratilidade do artista, é o autor deste magnífico trabalho sobre a vida e a obra de Manoel de Abreu, o imortal criador da abreugarfia.

Trabalho excelente sob todos os aspetos, no fundo e na forma, no conteúdo e na expressão, vale por um depoimento pessoal que, não obstante repassado de indisfarçável emoção traz a marca dos testemunhos insuspeitos.

Autor:

Manoel de Abreu foi um médico, cientista e inventor brasileiro, conhecido principalmente pela invenção da abreugrafia, um método de radiografia que permitia o diagnóstico precoce da tuberculose pulmonar. Além disso, dedicou-se ao estudo da radiologia e da radiogeometria, contribuindo para o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e tratamento

Vida:

Manoel de Abreu nasceu em São Paulo, a 4 de janeiro de 1894. 
Formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1914. 
Em 1917, foi para o Hospital Franco-brasileiro, onde se dedicou às pesquisas sobre a fotografia dos pulmões. 
Em 1922, voltou ao Brasil e retomou suas experiências na Inspetoria de Profilaxia da Tuberculose, no Rio de Janeiro. 
Manoel de Abreu casou-se com Dulcie Evers de Abreu em 1929. 
Faleceu no Rio de Janeiro a 30 de janeiro de 1962. 

Obra:

Abreugrafia:
Desenvolveu um método de radiografia que permitia a identificação precoce da tuberculose pulmonar através de pequenas imagens, facilitando o diagnóstico em massa da população. 
Radiogeometria:
Criou uma teoria que relaciona a geometria da imagem radiográfica com a estrutura do órgão, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada das imagens médicas. 
Outras contribuições:
Além da abreugrafia, Manoel de Abreu também desenvolveu e aperfeiçoou vários aparelhos e métodos de exames, como o meroscópio, a tomografia simultânea e a tomografia vibratória. 

Importância:

Manoel de Abreu é considerado um dos grandes vultos da medicina brasileira, ao lado de Carlos Chagas, Vital Brazil e Oswaldo Cruz. 
Seus trabalhos foram reconhecidos internacionalmente e contribuíram para o avanço do conhecimento médico na área da radiologia e da prevenção da tuberculose. 
A abreugrafia revolucionou o diagnóstico da tuberculose, permitindo um atendimento mais eficaz e a redução do número de casos da doença. 
 

Idioma
Português
Preço
10.00€
Estado do livro
O Anúncio tem 4 Fotos

Observações: Com dedicatória autografada do autor ano 1963

Titulo: Vida e Obra de Manoel de Abreu (O Criador da Abreugrafia)
Autor: Itazil Benício dos Santos
Editora: Irmãos Pongeri Editores
Dimensões: 22 x 14 cm
Páginas: 256
Possibilidade de entrega em mãos: Porto (Foz do Douro, Lordelo do Ouro, Aldoar); Algumas Zonas de Matosinhos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

ernestoluz

Tempo de resposta: Até 12 horas

Métodos de pagamento: Transferência Bancaria, Mbway, Dinheiro