Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Um romance musical, cheio de fulgurações poéticas e alimentado por uma prodigiosa invenção linguística, ao qual foi atribuído em 1992 o importante prémio strega.
A acção decorre na Sicília, no princípio dos anos 20, época em que o fascismo se afirma e começa a longa noite da razão.
Em palermo, instala-se uma extravagante comunidade de estrangeiros que se entregam a misteriosos ritos esotéricos, missas gnósticas e núpcias pagãs com a natureza. O seu mestre é um moderno superhomem- Aleister Crowley- amigo do Fernando Pessoa que é várias vezes invocado, bem como os seus heterónimos, ao longo do romance.
O fátuo barão Ciccio, vê nesta situação, que veio perturbar os sonolentos hábitos da cidade, a ocasião para pôr em prática as suas fantasias eróticas.
O jovem mestre-escola Pedro Marano descobre o sentido das revoltas socialistas e anarquistas contra os desastres da guerra e as violências dos agrários, aliados aos mafiosos, e procura um gesto que dê significado à sua experiência da infelicidade e da loucura..