Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
O Piolho Viajante, obra portuguesa publicada em 1802, foi um dos livros mais lidos no Brasil do século XIX. A história, narrada por um piolho que viaja por 72 cabeças as mais diversas, satiriza os costumes da sociedade portuguesa do final do século XVIII e início do século XIX. Lançada inicialmente em folhetos semanais anônimos, veio a ser reunida em volumes em 1821, com autoria atribuída a António Manuel Policarpo da Silva. Sucessivas reedições garantiram a permanência de sua popularidade em Portugal e no Brasil até meados de 1860, quando o livro começou a sair de circulação e cair no esquecimento.
A presente edição eletrônica de O Piolho Viajante tem como objetivo contribuir para que a obra de Policarpo da Silva, tão prezada por brasileiros e portugueses do oitocentos, volte a circular.
A presente versão digital de O Piolho Viajante baseou-se em edição portuguesa do livro, de 1973, referida abaixo.
In: SILVA, António Manuel Policarpo da. O Piolho Viajante: divididas as viagens em mil e uma carapuças. Ortografia actualizada, prefácio, glossário e notas por João Palma-Ferreira, Professor de Literatura Portuguesa na Universidade de Salamanca e Bolseiro do Instituto de Alta Cultura. Lisboa: Estúdios Cor, 1973.p.9-24.