Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A Semiologia Médica, isto é, a obtenção dos dados relevantes da evolução temporal das queixas e do exame físico, constitui a base da compreensão do ser humano doente, e também o seu cume, visto que a valorização dos dados analíticos exige sempre a aplicação do seu valor abstrato à especificidade irrepetível do doente em causa.
O domínio da semiologia é muito complexo, e de aquisição demorada e trabalhosa, implicando o domínio de vários componentes: conhecimento da fisiologia normal e dos múltiplos mecanismos de doença, mestria dos métodos e técnicas de colheita de dados, sejam eles a história clínica, a observação psicológica ou o exame físico, e a capacidade de interpretação dos dados recolhidos. Faltava, em língua portuguesa, uma obra dedicada inteiramente ao objetivo de expor de forma didática os fundamentos, as bases metodológicas de interação com os doentes, recolha de dados e exame físico, de forma precisa, operacional e significante. É essa lacuna que procuramos colmatar.
É, assim, objetivo deste livro fornecer de forma concisa e com sentido prático os aspetos fundamentais referentes a: metodologia da colheita da anamnese, técnicas exploratórias do exame físico, principais achados referentes a cada aparelho ou sistema, interpretação fisiopatológica dos sinais e sintomas, bases gerais do raciocínio clínico. Estamos perante uma obra essencial para o dia a dia de qualquer profissional de saúde seja durante a sua formação ou já na sua prática clínica.
Nesta 2ª Edição foram revistos todos os conteúdos e feitas as atualizações e correções necessárias, assim como a aplicação do novo acordo ortográfico do português. Foram acrescentados dois novos capítulos: “Semiologia da Psiquiatria” e “Adolescência”; e foram revistos de forma mais profunda os capítulos: “Sintomas e Sinais Cardinais”, “Aparelho Genitourinário”, “Dermatologia” e “Aparelho Músculo- Esquelético”.