Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Detalhes da Obra
Título:
Etna no Vendaval da Perestroika
Autoria:
Miguel Urbano Rodrigues e Ana Catarina Almeida
Detalhes do Artigo
Estado:
Usado / Capa com sinais de manuseamento - Apresenta vinco no canto inferior esquerdo da contra-capa / Miolo em bom estado / Dedicatória de oferta
Capa:
Mole
Editora:
Campo das Letras
Colecção:
Campo da Literatura
Edição:
1.ª
Ano de edição:
2007
Páginas:
296
Idioma:
Português
ISBN:
978-989-625-140-6
Sinopse
"Etna no Vendaval da Perestroika" é o primeiro romance português que tem por tema central o sismo político e social que destruiu a União Soviética.
O terramoto que ali mudou a vida é apresentado ao leitor por Miguel Urbano Rodrigues e Ana Catarina Almeida através da última geração de portugueses que estudou nas universidades soviéticas.
Os acontecimentos são vistos de fora por esses jovens, em quase justaposição com uma realidade inelutável que os transcende e surge iluminada primeiro na apologia da perestroika por Gorbatchov e, depois, na revelação assustadora, mas então desconhecida do mundo, de que o Politburo tinha consciência de que o Partido e o Estado Soviético estavam a ser destruídos no dia-a-dia pelo projecto que implantou o caos no país e desembocou na restauração ali do capitalismo.
Nesses anos, a personagem principal, Etna, estudante de História, passa do entusiasmo pela anunciada reestruturação da sociedade e da vida à repulsa por uma prática que nega o sonho do regresso aos ideais da Revolução de 17.
O livro é escrito a quatro mãos, ora na primeira ora na terceira pessoa, transcorrendo em cenários diferentes, de Kiev e Leninegrado à China e às ruínas da Pérsia antiga, numa atmosfera de tensa incerteza, marcada pela transformação de Etna numa mulher adulta para a qual o amor e a revolução são indissociáveis.
Críticas de Imprensa
-