Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Detalhes da Obra
Título:
Nádia, Uma Mulher no Terror da Argélia
Título original:
Moi, Nadia, Femme d'un Émir du Gia
Autoria:
Baya Gacemi
Tradução:
Egito Gonçalves
Detalhes do Artigo
Estado:
Usado / Capa com sinais de manuseamento - Apresenta vinco no canto inferior esquerdo da contra-capa / Miolo em bom estado
Capa:
Mole
Editora:
Edições ASA
Colecção:
Documentos
Edição:
1.ª
Ano de edição:
2000
Páginas:
128
Idioma:
Português
ISBN:
972-41-2204-2
Sinopse
Baya Gacemi conheceu aquela que, neste livro, se dissimula sob o nome de Nádia quando, para efeitos de uma reportagem, procurava mulheres vítimas do terrorismo. A jovem mulher, então com vinte e dois anos, aceitou descrever a sua história espontaneamente, sem floreados nem disfarces, contando mesmo certos pormenores relativos à sua família e à sua vida íntima. E fê-lo porque desejava que o seu exemplo servisse de lição a outras raparigas.
Nádia apaixona-se e casa com um membro importante do GIA, a organização islamista radical responsável por muitos dos massacres que cobrem de sangue a Argélia. O que ela nos conta é a sua vida repleta de sofrimentos, reduzida como foi à condição de “escrava” de um grupo terrorista permanentemente em fuga. E também o dia-a-dia de uma aldeia dos arredores de Argel, cuja população, ao princípio favorável aos terroristas, acaba por se revoltar contra eles face à sua implacável selvajaria.
Retrato de um mundo que nos está próximo, mas que teimosamente ignoramos, Nádia – Uma mulher no terror da Argélia constitui um documento de grande valor humano, imprescindível numa colecção que publicou já títulos como Vendidas, Sultana – A vida de uma princesa árabe ou Meu Amo e Senhor, que, no seu género, constituíram marcos da edição internacional.
Críticas de Imprensa
-