Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Escalas do Levante era o nome que se dava antigamente a esse rosário de cidades mercantis através das quais os viajantes da Europa chegavam ao Oriente. De Constantinopla a Alexandria, passando por Esmirna, Adana ou Beirute, essas cidades foram, por muito tempo, lugares de mistura onde conviviam línguas, costumes e crenças. Universos precários a que a História lentamente deu forma antes de os demolir, quebrando, de passagem, inúmeras vidas.
A personagem deste romance, Ossyane, é um desses homens de destino desviado. Da agonia do Império Otomano às duas guerras mundiais e às tragédias que, ainda hoje, dilaceram o Próximo Oriente, a sua vida não pesará mais que uma palha na tempestade. Pacientemente ele recorda, conta a sua infância principesca, a avó demente, o pai revoltado, o irmão desonrado, a sua estada em França sob a ocupação e o encontro com a sua amada fugitiva, Clara, os seus momentos de fervor, de heroísmo e de sonho; e, depois, a descida aos infernos.
Despojado do seu futuro e da sua dignidade, privado das alegrias mais simples, que lhe resta? Um amor à espera. Um amor tranquilo, mas poderoso. Talvez, no fim de contas, mais poderoso que a própria História.