Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
No meio da turbulência da Segunda Guerra Mundial, as quatro filósofas mais influentes do século XX - Simone de Beauvoir, Hannah Arendt, Simone Weil e Ayn Rand - lançam as bases para uma sociedade verdadeiramente livre e emancipada.
Nesta narrativa vívida e vertiginosa, Eilenberger esboça o retrato intelectual de uma época, entrelaçando a vida e o pensamento destas quatro mulheres extraordinárias, que se notabilizaram tanto pelos seus escritos como pela sua história de resistência e combate às ideias mais funestas a que a massa humana alguma vez aderiu.
Os anos entre 1933 e 1943 marcam o capítulo mais negro da história da Europa moderna. Perante a iminência da catástrofe, quatro filósofas desenvolvem as suas ideias visionárias sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade, o homem e a mulher, o sexo e o género, a liberdade e o totalitarismo, Deus e a Humanidade. A sua coragem a toda a prova leva-nos da Leningrado de Estaline a Hollywood, da Berlim de Hitler à Paris ocupada e a Nova Iorque. Mas, acima de tudo, a sua coragem revela-se nos seus pensamentos revolucionários, sem os quais o nosso presente - e o nosso futuro - não seriam os mesmos. As suas existências desassombradas testemunham o poder libertador do pensamento.
WOLFRAM EILENBERGER
nasceu em Freiburg em 1972. Estudou filosofia, psicologia e filologia românica em Heidelberg, Berlim e Turku, na Finlândia. Em 2011, fundou a revista Philosophie Magazin. É colunista do DIE ZEIT, apresenta um programa sobre filosofia na televisão suíça e é diretor do «phil. Cologne», um festival internacional anual de filosofia. É convidado regular sobre temas filosóficos na televisão e rádio alemãs. Em 2018, recebeu o Prémio do Livro da Baviera e o Prix du Meilleur Livre Étranger com o seu O Tempo dos Mágicos. Publicou vários livros de não-ficção narrativa. O Tempo dos Mágicos e O Fogo da Liberdade foram publicados em 28 países e venderam mais de 140 000 exemplares na Alemanha.