Este livro está na lista de favoritos de 3 utilizadores.
O que pretendem — para si e para a sociedade —, aqueles que gritam que «já não se pode dizer nada»?
Ofendidinhos é um ensaio lúcido e informado sobre as falácias do neoconservadorismo, do politicamente correto e da verdadeira natureza do puritanismo. Partindo de exemplos muito próximos com que somos frequentemente confrontados nos media e que profetizam uma mudança radical no paradigma moral por que nos regemos hoje para viver em sociedade, Lucía Lijtmaer explora as verdadeiras ameaças à liberdade de expressão, que não nos chegam através de minorias, das feministas ou de ofendidinhos, mas sim do poder político e legislativo.
Apontar com desprezo para o ofendidinho apenas criminaliza o seu direito — o nosso direito, enquanto sociedade — ao protesto e desfere um golpe profundo na ideia de democracia.
Lucía Lijtmaer nasceu em Buenos Aires em 1977 e cresceu em Barcelona. É escritora, crítica cultural e colabora regularmente com o diário El País. O seu romance Cauterio (2022) surpreendeu a crítica literária e foi traduzido para inglês, francês, alemão e italiano, entre outras línguas. Ofendidinhos, publicado em 2019, vendeu mais de 10 000 exemplares em Espanha e confirmou-a como uma das vozes literárias mais importantes da sua geração.