Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Premio Letterario Viareggio Rèpaci 1956
Vencedor do prestigiado prémio literário italiano, Premio Vareggio, as Palavras são Pedras oferece um retrato perspicaz e autêntico da Sicília e do seu povo.
Ao longo de vários anos, o escritor italiano Carlo Levi realizou três viagens à Sicília. Registou as suas viagens, escrevendo uma série de ensaios curtos que captam em miniatura a essência da Sicília: as suas tradições, cultura e paisagens deslumbrantes.
Aqui, reunidos num único volume abrangente, estes escritos oferecem um retrato raro e observador de uma ilha cujo povo — embora assolado pela pobreza, convulsões políticas, atraso e assassinatos — conservava uma verdadeira generosidade e bondade de espírito.
Carlo Levi nasceu em Turim a 29 de novembro de 1902. Formado em Medicina, cedo se envolveu em lutas antifascistas, tendo sido um dos membros fundadores do grupo Justiça e Liberdade. Em 1935, foi preso e enviado para Lucânia (atual Basilicata), no sul de Itália, onde esteve confinado até 1936. Foi o registo desse período de isolamento, num local remoto e pobre, que serviu de base a Cristo Parou em Eboli, publicado originalmente em 1945. Durante este período, desenvolveu também uma série de projetos artísticos, que viria a mostrar na Bienal de Veneza de 1954. Entre as suas obras literárias, destacam-se ainda L’Orologio (1950), Le Parole Sono Pietre (1955) e Il Futuro ha un Cuore Antico (1956). Foi também deputado do senado, como membro independente do Partido Comunista, entre 1963 e 1972. Faleceu em Roma a 4 de janeiro de 1975.