Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Nos derradeiros meses da Segunda Guerra Mundial, reúnem-se numa villa italiana quatro pessoas: uma jovem enfermeira alquebrada que concentra todas as energias no seu último doente moribundo, em quem adivinhou um mistério "que ela queria aprender, de que queria embeber -se, onde queria refugiar-se"... o doente: um inglês desconhecido, sobrevivente de um desastre de avião, cujo espírito navega à deriva numa vida inteira de segredos e paixões... um ladrão cujos "talentos" transformaram num herói de guerra, e numa das suas vítimas... um soldado indiano do exército britânico, perito na neutralização de bombas, a quem três anos de guerra ensinaram que “a única coisa segura é ele próprio".
A pouco e pouco, os personagens começam a revelar-se uns aos outros. Numa sucessão de cenas pungentes, desfiam-se histórias do presente e do passado, que ora nos levam ao Sara, ora aos campos de Inglaterra, às ruas de Londres durante os bombardeamentos, aos hospitais de campanha italianos ou aos jardins e aos quartos arruinados da villa. Com estas histórias, Michael Ondaatje tece uma complexa tapeçaria de imagens e emoções, reminiscências e apontamentos: os itinerários e os factos de quatro vidas diferentes, surpreendidas, transformadas e doravante ligadas pelas brutais e imprevisíveis circunstâncias da guerra.
Michael Ondaatje, poeta e romancista, vive em Toronto, no Canadá. Publicou os romances. The Collected Works of Billy the Kid (1970), Coming through Slaughter (1976) e In The Skin of a Lion (1987), com que obteve os mais rasgados elogios da crítica norte-americana e inglesa. Publicou ainda um volume de memórias e três colectâneas de poemas, sendo também reconhecido como um dos grandes poetas contemporâneos de língua inglesa.
O Doente Inglês, o seu último romance, que Publicações Dom Quixote se orgulha de dar a conhecer ao leitor português, venceu o Booker Prize de 1992. Foi adaptado ao cinema por por Anthony Minghella, com Ralph Fiennes, Juliette Binoche, Willem Dafoe e Kirstin Scott Thomas nos principais papéis.