Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Professor universitário e deputado, ex-Ministro da Cultura do Governo Socialista, Manuel Maria Carrilho, tem vindo a publicar no Diário de Notícias, desde que abandonou o governo, uma crónica semanal em que reflecte sobre a política portuguesa e o modo como os objectivos que vinham dos Estados Gerais se foram esfumando nesta nova legislatura. Essas crónicas foram agora reunidas neste livro que agora se publica, acrescentadas de um artigo inédito, "O Estado da Nação", que dá o nome ao livro, e são uma peça fundamental de reflexão sobre o país que somos e em que vivemos, e a que os últimos acontecimentos e catástrofes trouxeram um clima de descrença e incerteza.
"Se outra coisa não fosse, "O Estado da Nação" seria sempre um irrepreensível diagnóstico das "miragens da governação" e uma demonstração - vinda de dentro - de como Portugal se foi transformando num país de atalhos, onde parece sempre mais importante ir mais depressa do que chegar a qualquer sítio.
"Retrato lúcido, desencantado e doloroso de uma certa forma de fazer política e governação em Portugal, "O Estado da Nação" acaba também por ser - sobretudo no seu desafio final - a proposta de uma nova política e, sobretudo, de fundação de um novo imaginário (não só político, mas também), onde um máximo de pragmatismo (que até pode ser de contenção) exige - e só pode ser compreendido - em nome de um máximo de consciência e de utopia. Um livro para reflectir e - espera-se - agir."
João Mário Grilo, Visão
ISBN: 9724612252; edição de Abril de 2001; 150 x 230 x 11 mm; capa mole; 74 pp.