Um Amor

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.

Um Amor
Autor(a)
Dino Buzzati
Editora
Editora Ulisseia
Género Literário
Romance
Sinopse

Antonio Dorigo é um tipo de homem que não gosta de se envolver emocionalmente com nenhuma mulher, é o inepto típico do século XX. O protagonista é um arquiteto estimado, bastante reservado, e certamente respeitável, pertencente a uma classe média alta. Inteligente, rico e muito requisitado, decorrência do seu grande talento profissional.
“Um amor” que Buzzati nos vai mostrar passa longe daqueles temas convencionais, como dois amantes frustrados por circunstâncias trágicas, ou o amor platónico de um homem contido e tímido. É um amor desesperado dissolvido na metrópole degradada no espírito. Mas nem por isso menos intenso, ao contrário, um envolvimento em que o protagonista, Antonio Dorigo, desenvolve duas sensações, ou seja, a obsessão e a possessividade. No entanto, o seu perfil, a princípio, passa longe de qualquer sentimento. Não quer envolvimentos, assimilou a sua incapacidade de interagir, de compartilhar seu mundo e de trocar qualquer tipo de afeto.
Antonio Dorigo representa um tipo de homem solitário contemporâneo que não sabe dar e nem receber afeto. Por isso, sua preferência por prostitutas representa o básico de tudo aquilo que ele pode dar. No bordel que frequenta, conhece uma menina, chamada Laide. Uma bailarina do Scala. Uma menina, sem nenhuma vergonha, coquete, provocadora, que pontua as fragilidades do protagonista.
Despertando um desejo misterioso de dejá vu, ou seja, a impressão de ter visto essa menina nas ruas de Milão alguns meses antes de ser atingido por esse sentimento estranho. Esse encontro fortuito desencadeará um estado de angústia.
O livro vai revelando suavemente, através de metáforas preciosas, o labirinto da ficção em que Antonio Dorigo vive. Uma sucessão de enganos e mentiras, que o protagonista não tem força para contra-atacar. Fica sempre na defensiva, reativo e desesperado. Os seus temores, os seus fluxos de consciência, que começam muitas vezes a partir de um detalhe mínimo, são engolidos pela cidade de Milão – também alucinante e sensual.  E o que vemos são abismos de sombras. A sua hipocrisia em querer comprar o corpo de Laide em pequenas e suaves prestações mensais não para por aí. Ele também quer comprar a sua alma. 
 

Idioma
Português
Preço
7.00€
Estado do livro
Encadernado em capa dura, com pequena amolgadela a meio da margem direita da capa; folhas amareladas e com manchas de acidez (ver fotografias); 288 pp.
1.ª edição (sem data) esgotada e nunca reeditada.
Tradução de Fernanda Barreira.
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

HelenaFigueira

Tempo de resposta: 12-24 horas