Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
publicado em junho de 1992, pouco antes de Al Gore ser eleito vice-presidente nas eleições presidenciais de 1992. O livro explica a situação ecológica do mundo e descreve uma série de políticas para lidar com os problemas mais prementes. Inclui uma proposta de "Plano Marshall Global" para abordar as questões ecológicas atuais.
Earth in the Balance entrou na lista dos mais vendidos do New York Times desde Profiles in Courage, de John F. Kennedy, de 1956.
Recebeu o prêmio Robert F. Kennedy Center for Justice and Human Rights 1993 Book, concedido anualmente a um livro que "reflete com mais fidelidade e força os propósitos de Robert Kennedy - sua preocupação com os pobres e os impotentes, sua luta por uma justiça honesta e imparcial , a sua convicção de que uma sociedade decente deve garantir a todos os jovens uma oportunidade justa e a sua fé de que uma democracia livre pode agir para remediar as disparidades de poder e de oportunidades."[2]
O livro foi seguido por Uma Verdade Inconveniente, livro que acompanhou um filme narrado por Al Gore, exibido no Festival de Cinema de Sundance de 2006 e lançado em 24 de maio de 2006.
No episódio "Crimes of the Hot" de Futurama de 2002, o próprio Al Gore faz referência ao livro e sua futura sequência fictícia "muito mais popular", Harry Potter e o Equilíbrio da Terra.