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O exercício da função de animador, tanto ao nível sociocultural como socioeducativo, requer o domínio de alguns conceitos e ferramentas essenciais da animação. Contudo, constatou-se a inexistência de uma sistematização com esses elementos indispensáveis. Esta obra visou a apresentação dos fundamentos e instrumentos do método da animação, de modo a facilitar a atuação dos animadores, considerando sobretudo a planificação e realização de ações significativas junto de organizações e instituições dedicadas a crianças, jovens, adultos e seniores. Após uma análise crítica da literatura da especialidade e das boas práticas neste domínio, foi elaborada uma proposta metodológica coerente, integradora e original, intitulada “O Método da Animação: Manual para o Formador”. Assim, resultou um modelo teórico, composto pelo significado da animação; pelos elementos da vida de um grupo, como sejam o seu desenvolvimento, a comunicação interpessoal no seu interior, a organização de reuniões e ações, e a planificação das atividades; pelos instrumentos para dinamizar um grupo, tais como as dinâmicas de grupo, as técnicas de comunicação, a narração pedagógica e a linguagem simbólica; e a figura do líder do animador e a sua relevância no sucesso de qualquer grupo. Na continuação desta obra, sugere-se que sejam desenvolvidos manuais com base neste modelo teórico, mas focados no método da animação sociocultura e socioeducativa para a promoção da inovação social com idosos, com jovens e com crianças. Palavras-chave: animação, método, formador, práticas, dinâmicas de grupo, técnicas de comunicação, grupo, liderança.