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John Holt, autor do primeiro volume desta colecção, «Como Aprendem as Crianças», regressa com mais um ensaio, dois títulos que, em conjunto, deram início a um movimento de reforma educativa, ainda hoje actual. Desde a sua primeira publicação em 1964, este livro tem ajudado várias gerações de pais e professores a entender o que realmente acontece dentro das salas de aula. Agora, numa edição revista e aumentada pelo próprio autor, Holt disseca, neste brilhante estudo analítico, o papel fundamental exercido pelas escolas, professores, educadores, programas escolares e pais como os formadores directamente responsáveis pelo insucesso no ensino das crianças. Em «Dificuldades em Aprender», John Holt analisa o modo como as escolas criam más estratégias educativas, que conduzem a um ensino geralmente fragmentado, distorcido e pouco prático, levantando questões do foro ético e profissional, que o autor descodifica e responde através da sua cuidadosa observação do comportamento infantil, assim como das suas próprias experiências e métodos de ensino enquanto professor. Para o autor as dificuldades na aprendizagem e o consequente insucesso escolar devem-se a três causas distintas, sentidas pelas crianças quando colocadas perante a nova realidade da escola. Uma delas é o medo de falhar, de desapontar as ansiedades e expectativas criadas pelos adultos. Também a rotina é desmotivadora, produzida pela trivialidade da matéria ou pela forma como esta é apresentada, limitando de imediato uma inteligência à espera de despontar, assim como potenciais capacidades que permanecem em estado latente. Por último, o autor considera que o distanciamento criança / escola tem ainda uma outra causa: a incompatibilidade entre o mundo como a criança o vivencia e a realidade escolar instituída como correcta.