Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Esta obra apresenta uma visão da Gestão do Conhecimento como uma abordagem nova às organizações, tal como o marketing o foi nos anos 50 ou a estratégia nos anos 70. A gestão do conhecimento é apresentada como:
• Uma disciplina emergente que propõe uma abordagem formalizada e integrada para a gestão dos activos intangíveis de conhecimento da organização,
• Um esforço coordenado para extrair e utilizar o potencial não realizado na organização para partilha e reutilização do conhecimento colectivo da organização,
• Uma estratégia de negócio caracterizada pela transferência de best practices, aprendizagem pessoal, customer intelligence, process intelligence, gestão dos activos intelectuais e liderança da inovação.
No livro, procura dar-se resposta às seguintes perguntas:
• O que é o conhecimento individual?
• Qual é a relação entre cognição e conhecimento?
• O que são sistemas auto-referênciais?
• O que é o conhecimento organizacional?
• Quais são os paradigmas organizacionais?
• Qual a relação entre os novos paradigmas organizacionais e o conhecimento organizacional?
• Porque é o conhecimento organizacional importante para a estratégia empresarial?
• Qual a relação entre estratégia, conhecimento e acção (do gestor)?
• O que é a teoria de acção-contexto?
• Qual é o papel dos sistemas de informação no desenvolvimento do conhecimento organizacional?
• Como poderá ser realizada uma auditoria à gestão (estratégica) do conhecimento organizacional.