Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
William Ury e os seus co-autores oferecem as directrizes para criar um eficaz sistema de resolução de conflitos. Explicam como diagnosticar e corrigir problemas, bem como criar e implementar um novo sistema quando não existe nenhum.
Um livro feito em parceria com a consultora portuguesa Convirgente, especializada na prevenção, gestão e resolução de conflitos inter e intra-organizacionais.
Este livro é do interesse de todos aqueles que desejam entender ou melhorar os procedimentos definidos para a resolução de conflitos.
No prefácio os autores discutem a necessidade de sistemas e procedimentos para resolver conflitos comuns e recorrentes. De seguida o texto divide-se em duas partes.
A primeira parte apresenta:
- Formas de resolver conflitos (conciliar interesses contraditórios, determinar quem está certo e quem tem mais poder);
- O diagnóstico das falhas dos sistemas existentes;
- Seis princípios básicos do projecto de resolução de conflitos;
- As tarefas políticas envolvidas na implementação do novo sistema.
A segunda parte consiste num estudo de caso de um projecto de sistema de resolução de conflitos na indústria do carvão, em que os principais pontos são:
- Análise do processo de diagnóstico aplicado às greves na indústria do carvão durante a década de 1970.
- Diagnóstico dos autores do sistema no local da mina Creek Chaney (EUA), que tinha sido particularmente atingidas por greves.
- Concepção e implementação de um melhor sistema de resolução de conflitos.
- Descrição dos esforços de Goldberg para aplicar o sistema com sucesso em Creek Chaney e à indústria do carvão em geral.
- Análise da resistência que encontrou nessa tentativa.
Este livro apresenta orientações para o desenvolvimento de sistemas e procedimentos de resolução de conflitos que ocorrem em qualquer organização. Aqui é dada importância à gestão eficaz dos conflitos, e não tanto à sua eliminação.