ALMANAQUE DE O SÉCULO PARA 1953 - EDIÇÃO RARA

Clica na imagem para veres mais fotos do livro.

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

ALMANAQUE DE O SÉCULO PARA 1953 - EDIÇÃO RARA
Autor(a)
EDITORIAL SÉCULO
Editora
Editorial O SECULO
Género Literário
Autores Portugueses
Histórico
Livros práticos
Sinopse

O  jornal o Século foi um dos maiores diários de Portugal, mas dificuldades económicas surgidas a meio do Séc.XX e a nacionalização do pós 25 Abril 1974 condenaram-no à falência.

Na 1ª metade do Séc.XX a empresa era uma das mais importantes do País.

Publicou outros titulos, como o Almanaque do Século, Século Cómico, Ilustração Portuguesa, Século ilustrado, Século Agricola, Modas e bordados, Vida Mundial ou o Cinéfilo, entre outros.

O almanaque, quaisquer que sejam os nomes que ostentem, existem desde há muito. O seu objectivo tem sido o de organizar o tempo, tendo por base um calendário anual.

Neles se registam as posições dos astros, as fases da lua, as festividades religiosas, os dias de jejum, assim como se apresentam as previsões sobre as variações climatéricas e se referem os trabalhos agrícolas adequados a cada momento, contendo sempre variadas ilustrações.

O modelo mais comum e mais antigo destinava-se a um público rural, com pouco acesso a outras leituras, sendo encarado como veículo privilegiado de muitas noções e conhecimentos úteis.

Embora existindo desde o século XV, é no século XIX, principalmente na sua segunda metade, que se vai dar a explosão dos almanaques, em género e em número.

A evolução dos almanaques acompanha o alargamento do universo da alfabetização e a oferta de literatura para públicos específicos.

Públicos novos levarão a modelos novos, centrando-se os almanaques, ora em actividades particulares de uma corporação ou de uma profissão, ora marcando práticas litúrgicas, ora dedicando-se à publicação de excertos literários ou de cantigas, ora baseando-se em curiosidades ou divertimentos, com jogos e anedotas.

Como forma de alargar o contacto com os leitores, os jornais publicam os seus próprios almanaques, fornecendo resenhas de cultura considerada útil e necessária.

O sucesso destas publicações é incontestável e esse sucesso explica-se em grande parte pela colaboração de eminentes escritores e ilustradores.

 

O presente almanaque é um documento histórico para um Publico interessado em documentos históricos e colecionadores.

 

 

 

 

 

 

Idioma
Português
Preço
95.00€
Estado do livro
Edição dos anos 50, com sinais dos tempos com páginas amareladas que é compensável pelo seu valor histórico.19
Portes Incluídos
Possibilidade de entrega em mãos: Margem Sul - Costa Caparica - Almada
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a