Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Após a dissolução do império soviético em 1989, muitos acreditaram que o domínio global da democracia liberal tinha sido assegurado para sempre. Actualmente, porém, com a Rússia a agitar o seu sabre nas fronteiras da Europa e com a China a desafiar a ordem mundial, o Ocidente enfrenta grandes ameaças. Mas estas ameaças não são apenas externas, pois o movimento de descolonização da História corrói a autoconfiança do Ocidente ao querer recontar a história do domínio colonial europeu e americano como uma ladainha de racismo, exploração e violência assassina maciça.
Mas, terá o Império Britânico sido movido sobretudo pela ganância e pelo desejo de dominação? Deveremos falar de colonialismo e escravatura como se fossem a mesma coisa? O Império terá sido essencialmente violento e a sua violência generalizadamente racista e terrorista? Até que ponto se baseou no roubo de terras e na exploração económica? Houve genocídios? O governo colonial não-democrático terá sido necessariamente um governo ilegítimo?
Em Colonialismo - Um Juízo Moral, Nigel Biggar põe à prova as respostas que actualmente se querem dar a estas e a outras questões, oferecendo um questionamento moral ao passado colonial e contestando forensicamente aquilo que afirma serem falsidades prejudiciais ao futuro do Ocidente.