Este livro está na lista de favoritos de 3 utilizadores.
A investigação de Anil Seth para compreender a base biológica da experiência consciente é um dos contributos mais emocionantes para a ciência do século XXI.
O que significa «ser eu», ou seja, termos uma experiência específica e consciente do mundo à nossa volta e de nós próprios? Talvez não haja pergunta mais esquiva ou fascinante. Historicamente, a humanidade considerou a natureza da consciência como sendo uma investigação principalmente espiritual ou filosófica, mas a pesquisa científica está agora a mapear teorias biológicas e explicações convincentes para a consciência e a individualidade.
Neste livro, o professor de neurociência, investigador e autor de renome internacional Anil Seth abre uma janela para a nossa consciência. Anil Seth é um dos maiores especialistas na neurociência da consciência e um dos mais proeminentes porta-vozes deste campo científico relativamente novo. O seu argumento radical defende que não percebemos o mundo como ele é objetivamente. Em vez disso, Seth afirma que somos máquinas de previsão, em constante invenção do nosso mundo e em permanente correção dos nossos erros ao microssegundo, e que agora podemos observar os mecanismos biológicos no cérebro que realizam esse processo de consciência.
CRÍTICAS
«Uma narrativa maravilhosamente acessível e abrangente sobre o modo como as nossas mentes captam o mundo e como isso faz de nós aquilo que somos.»
Sean Carroll, autor de A Partícula no Fim do Universo
«O que faz com que nós sejamos nós? O que explica a nossa consciência e a perceção do eu? Nesta obra notável e inovadora, Anil Seth dá uma resposta surpreendente, enraizada na nova ciência do cérebro preditivo. Leitura obrigatória para quem queira compreender melhor o seu “animal-máquina” interior.»
Andy Clark, autor de Surfing Uncertainty
«Nesta análise lúcida e sugestiva da natureza da consciência, Seth aproxima-nos mais do que nunca do entendimento da experiência de sermos entidades conscientes. Uma leitura obrigatória.»
Anil Ananthaswamy, jornalista premiado e autor de Through Two Doors at Once e The Man Who Wasn't There
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Melhor Livro de Ciência do ano.»
The Guardian