Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.
Uma divertida sátira sobre a morte e o exílio, a liberdade e a complexidade das relações humanas, por um grupo de emigrados russos na NY dos anos 90.
No Verão abrasador de 1991, o último da era soviética, um grupo caricato reúne-se no apartamento do pintor Álik, em Nova Iorque, para o acompanhar nos seus últimos dias de vida. Às mulheres mais importantes da sua vida: Irina, o primeiro grande amor; T-shirt, a filha adolescente de ambos; Nina, a actual mulher; e Valentina, a amante, juntam-se amigos de longa data e emigrados russos recém-chegados que usam a sua casa como ponto de encontro da comunidade russa exilada.
Enquanto Álik aguarda a sua hora, e um padre e um rabino se sucedem à cabeceira do moribundo em disputa pela salvação da sua alma, recordam-se histórias e aventuras, acendem-se discussões e rivalidades, e acompanha-se em directo pela televisão as últimas notícias da pátria, que dão conta da queda iminente do regime.
Divertida sátira sobre a morte, o exílio e a complexidade das relações humanas, Funeral Divertido é um dos livros mais renomados de Ludmila Ulitskaya, comparada pela crítica internacional aos grandes nomes da literatura russa.