Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Lisboa, cidade banhada por uma luz mágica, tão clara e tão límpida. Todos conhecem esta faceta da cidade, poucos conhecem as sombras misteriosas que essa luz projeta.
As histórias que aqui vai encontrar iluminam um pouco dessas sombras que escondem episódios por vezes rocambolescos, outros de um realismo cru, outros ainda envoltos numa ironia hilariante e ainda alguns que lhe poderão causar arrepios.
Múmias conservadas em criptas, cidades sepultadas, freiras que viveram como princesas, museus esquecidos no tempo, estátuas que não ficam quietas, um enigmático castelo, serpentes que guardam o futuro rei… são apenas alguns dos episódios escolhidos ao acaso das muitas histórias misteriosas que se poderiam contar sobre Lisboa.
É uma Lisboa desconhecida e insólita aquela que o leitor irá descobrir nas páginas deste livro.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
“(…)encontrará em “Lisboa Desconhecida e Insólita”, de Anísio Franco, distinto curador do Museu Nacional de Arte Antiga, um rico repositório das sombras que se escondem na luminosa capital portuguesa: as múmia do Egito oferecidas pelo Duque de Palmela, a tiara da Rainha que se perdeu, a cripta da Assembleia da República, a escultura de Neptuno por Machado de Castro ou a magnífica casa de Jorge Afonso, pintor régio de D. Manuel, fazem parte de um livrinho indispensável para qualquer olisipógrafo ou tão só para quem ama Lisboa.”
Miguel Cadete, Diretor-adjunto do Expresso
O entusiasmo que Anísio Franco empresta à escrita é o mesmo que lhe ouvimos quando explica as desconhecidas e insólitas histórias que o interessaram e que justificaram que um dia o escritor Valter Hugo Mãe o tivesse transformado em personagem do livro A Máquina de Fazer Espanhóis.
Lina Santos, in Diário de Notícias