Este livro está na lista de favoritos de 14 utilizadores.
Sobram 12 horas na vida de um assassino de mulheres. Mas esta história não é sobre ele. É sobre as mulheres que ainda vivem.
Premiado e considerado o melhor livro do ano, na sua categoria, pelo New York Times, um falso thriller que parte da morte anunciada de um homem para se tornar uma grande história sobre mulheres e o que as liga.
Faltam doze horas para Ansel Packer ser executado. Se tem plena consciência do que fez, enquanto espera a morte - o mesmo destino que deu a várias mulheres, anos antes -, o que Ansel mais quer é ser entendido. Mas bastarão as suas palavras para realmente o compreendermos?
A voz do assassino em série é, então, entrecortada pelo caleidoscópio de três mulheres - a mãe, a cunhada e a detetive que o prendeu -, e escutamos a história da vida de Ansel. Lavender, a mãe, tinha dezassete anos e foi levada ao desespero; Hazel, gémea da mulher do condenado, assistiu ao desenrolar daquela relação tóxica, que devorou toda a família; e Saffy, a detetive temerária que o encurralou, não consegue dar verdadeiro sentido à sua vida.
À medida que o fim se aproxima, aquelas três mulheres refletem sobre as escolhas que culminaram em tragédia, hábil, subtil e verdadeiramente explorando as feridas abertas nas vidas de todos os participantes da história.
Retrato do que é - ou pode ser - uma mulher, do que, afinal, nos liga a todas, Notas sobre uma Execução é um tecido criado lentamente, fio a fio, sobre uma tela de suspense e empatia, que põe em perspetiva o sistema de justiça, as ideias feitas sobre os assassinos de mulheres e o simplismo com que, amiúde, olhamos para os que chamamos culpados.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Tão inteligente quanto emotivo, este romance pega num tema muito tratado - o dos assassinos em série -, mas fá-lo de forma surpreendente, pela perspetiva de três mulheres, fazendo-nos sentir e pensar de novos modos.»
Newsweek
«O ritmo certo, o tom inesperado, a escrita maravilhosa.»
The Guardian
«Absolutamente brilhante.»
Marie Claire
«Não há um único leitor a quem este romance não toque, de algum modo e profundamente.»
The New York Times
«Este livro vai tornar-se um clássico contemporâneo.»
Esquire
«Há talvez uma palavra que pode definir a sensação final com que terminamos a última página: esperança.»
Usa Today