Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
O lendário jornalista australiano Wilfred Burchett estava em Paris no dia 25 de abril de 1974. Um dia depois, Burchett apanha o primeiro avião para Lisboa para vir testemunhar em primeira mão o golpe de Estado militar que pôs fim à ditadura autoritária e instaurou a democracia em Portugal.
O Golpe dos Capitães é a narrativa pungente dos acontecimentos do primeiro ano após a Revolução dos Cravos até à crise de 25 de novembro de 1975, que o autor acompanhou de muito perto. Ao contrário de outros jornalistas internacionais, Wilfred Burchett não se cingiu ao conforto do hotel Tivoli, optando antes por percorrer o país de lés-a-lés, auscultando-o onde mais pulsava e recolhendo depoimentos tanto de responsáveis políticos e militares como das pessoas comuns.
Burchett ouviu ainda as histórias das vítimas da repressão da PIDE. Relatos íntimos sobre a tortura, a prisão, a perseguição e a espionagem constante a que a maioria da população foi sujeita durante quase 50 anos são aqui revelados em toda a sua crueza.