Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Sim, o nosso país é lindo! Todos o queremos apreciar, turistas ou cidadãos.
Se olhado à distância de vários anos de políticas ambientais, contudo, a sua beleza não basta para lhe esconder o descalabro.
Do estado lastimável das águas à degradação da qualidade de vida urbana e suburbana; do abandono das áreas protegidas à galopante ocupação do litoral; da irracionalidade energética à ocultação oficial de informação sobre ambiente… é toda a «beleza» do país que se desvanece.
Não há cartaz turístico que valha à crueza destes factos. Anos de expectativas goradas fazem do ambiente e do ordenamento do território em Portugal, mais do que uma actualidade, uma urgência.
Neste livro, organizado por capítulos temáticos, a autora, com frontalidade e rigor, e usando uma linguagem implacável, muitas vezes carregada de humor, faz o balanço das nossas misérias ambientais, sempre com a preocupação de apontar o caminho para um futuro sustentável.
Eis alguns dos temas e problemas que neste livro se discutem…
Alterações Climáticas; Desenvolvimento Sustentável; Agricultura; Saneamento Básico; Áreas (Des)Protegidas; Cidades, Polis e Qualidade de Vida; Lisboa: Capital e Subúrbios.
… e alguns dos títulos e subtítulos que aqui vai encontrar:
Tóxico-desordenamento territorial; Eficiência energética terceiro-mundista; Novela trágico-cómica da conservação da natureza; Medalha de ouro: desigualdade e analfabetismo; À pressa, às cegas e à portuguesa; O crime compensa; O Game Boy dos governantes; Os "PINotes" de Sócrates; O massacre das árvores; Um nojo transformado em pitéu; Al(g)arvidades; Patos bravos, autarcas e partidos…