Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.
Os cidadãos da RDA viveram, amaram, trabalharam e envelheceram. Foram de férias, contaram anedotas sobre os seus políticos e criaram os filhos. A sua história merece um lugar na narrativa alemã.
Em 1990, um país desapareceu. Quando a cortina de ferro caiu, a República Democrática Alemã simplesmente deixou de existir. Durante mais de quarenta anos, a RDA apresentou uma identidade alemã radicalmente diferente de tudo o que tinha existido antes e de tudo o que existe hoje. Solidariedade socialista, polícia secreta, planeamento central, arame farpado - esta era uma Alemanha forjada nas falhas da ideologia e da geopolítica.
Em Para Lá do Muro, a aclamada historiadora Katja Hoyer oferece uma nova visão caleidoscópica de um país desaparecido. Desde a construção do Muro de Berlim, em 1961, até à relativa prosperidade da década de 1970, passando pelos alicerces do socialismo em meados dos anos 1980, a autora argumenta que, no meio da opressão e das dificuldades frequentes, a Alemanha de Leste albergava uma rica paisagem política, social e cultural, um lugar muito mais dinâmico do que a caricatura da Guerra Fria muitas vezes retratada pelo Ocidente.
Contada de forma poderosa, e com base num vasto conjunto de entrevistas, cartas e registos inéditos, esta é a derradeira história da outra Alemanha, aquela que ficava para lá do muro.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Uma história da República Democrática Alemã que acrescenta estabilidade, satisfação e direitos das mulheres ao quadro familiar do autoritarismo.»
The Guardian
«Para Lá do Muro rompe com os estereótipos da Guerra Fria para retratar a “vida normal” na RDA. Um bestseller fora do vulgar.»
Le Monde
«Esqueça tudo o que achava que sabia sobre a vida na RDA.»
Sunday Times