Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Dois irmãos que a liberdade separa. Um país em mudança. O romance que retrata uma geração.
Portugal, segunda metade do século XX. Dois irmãos que não podiam ser mais diferentes, Pedro e Paula são dois lados da mesma moeda: a metáfora de um país em profunda mudança.
Gémeos, Pedro e Paula nascem e vivem os primeiros anos das suas vidas num país em que as últimas décadas do colonialismo são o Portugal à beira da revolução. Os movimentos e os choques desses tempos, pré e pós-25 de Abril, encontram nos dois protagonistas um espelho fidelíssimo - e, parece, mitológico - que nos permite ver, personificadas, duas facções: Paula dá voz aos princípios revolucionários, caminhando em liberdade; Pedro inclina-se à direita, acomodado numa realidade burguesa.
Retrato da vida portuguesa até aos primeiros anos sem ditadura, história de família em que as tensões entre dois irmãos terão um desenlace que nada deve à palavra brutal, Pedro e Paula é um dos grandes romances da segunda metade do século XX português, uma experiência de leitura perversa e perturbadora, debaixo de claros-escuros cinematográficos.