Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Como a guerra na Ucrânia demonstrou que afinal é possível acolher os refugiados que morrem às portas da Europa.
A guerra na Ucrânia expôs o desinteresse da política europeia pela integração dos refugiados do Médio Oriente e de África, deixando à vista um sistema de dois pesos e duas medidas que discrimina e mata.
Para esses refugiados, a travessia do Mediterrâneo é apenas o princípio da jornada mais dolorosa da sua longa marcha. Isto para os que sobrevivem, porque há aqueles que ficam pelo caminho - alguns estão enterrados em solo europeu, sem que as famílias se consigam despedir deles, outros jazem em parte incerta, com os seus corpos por encontrar.
Este livro é o resultado de uma investigação de oito anos levada a cabo por André Carvalho Ramos, jornalista da TVI e da CNN Portugal, em várias rotas migratórias e numa dezena de países, de Portugal à Palestina, da Grécia à Ucrânia, passando pela Alemanha, Polónia ou Roménia.
Um testemunho completo e desconcertante, onde se escuta a voz de quem mais sofre, e se pressente que uma Europa-fortaleza jamais conseguirá travar as migrações - apenas as tornará mais perigosas e mortíferas.