Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
A história singular da construção europeia, o papel de Portugal e os grandes desafios do futuro.
A integração europeia, lançada há 75 anos, foi a mais bela iniciativa da História da Europa. Reergueu-a dos escombros de uma guerra hedionda. Garantiu-lhe paz e prosperidade como nunca antes conhecera.
Portugal começou por ser membro fundador da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), em 1960. Depois tomou a iniciativa de integrar as Comunidades Europeias (CE). Há quarenta anos, o Tratado de Adesão de Portugal às CE foi assinado em Lisboa.
Os primeiros dez anos da adesão coincidiram com um período de intensa aceleração da construção europeia, sob a liderança de Jacques Delors. A realização do grande mercado único europeu, a consagração da livre circulação de pessoas, a criação do euro, são marcos históricos da integração europeia. Nas primeiras décadas deste século, a integração europeia estagnou.
Atualmente, confrontada com colossais desafios e sérias ameaças que põem em causa a sua segurança, a sua prosperidade e até a sua matriz de valores civilizacionais, a Europa tem ainda na integração europeia o seu principal trunfo para os poder enfrentar com êxito. De novo, aprofundar o rumo estratégico e reforçar a unidade da Europa é um inadiável imperativo para evitar o seu declínio e irrelevância.