Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
"Há hoje a percepção generalizada de que será necessário diminuir o peso da despesa pública no PIB se pretendemos aumentar a competitividade da economia portuguesa. Essa percepção criou as condições políticas para um movimento favorável a privatizações, mas a redefinição das funções que competem ao Estado nunca foi consensual, nem chegou a ser concretizada. Apesar de não haver uma clara redefinição das funções do Estado, as políticas públicas implementadas ao longo dos últimos anos têm atribuído grande importância à introdução de práticas inovadoras de gestão nos serviços públicos, sendo a saúde um dos sectores que se destacam. O livro agora publicado, de autoria da Prof. Guilhermina Rego, aborda de uma forma aprofundada e abrangente a problemática da gestão empresarial no sector da saúde e, mais especificamente, apresenta evidência empírica sobre o seu impacto na eficiência do sector hospitalar português. Esta obra, pela sua abrangência e rigor, será de grande utilidade para profissionais do sector da saúde com funções de gestão e estudantes de Economia e Gestão da Saúde.
José da Silva Costa, Professor Catedrático da FEP.
A obra conta com prefácio de Rui Nunes - Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Estrutura da obra:
• Prefácio.
• Introdução.
• Parte I: O Mercado da Saúde; Regulação na Saúde; Eficiência, Desempenho e Gestão Hospitalar; O Conceito de Eficiência em Saúde: da Teoria à Prática.
• Parte II: Análise da Eficiência dos Hospitais Públicos Portugueses; Análise dos Resultados Empíricos: Eficiência (1); Análise dos Resultados Empíricos: Eficiência (2); Análise dos Resultados Empíricos: Modelo Econométrico; Considerações Finais.
Contém ainda anexos."
Uma aplicação ao sector da saúde.
Enfermagem/medicina/gestão.