Este livro está na lista de favoritos de 2 utilizadores.
“O Grande Gatsby” é considerado o grande romance americano e de leitura padrão em escolas e universidades de todo mundo.
Jay Gatsby é um misterioso milionário da Nova Iorque da década de 1920, proprietário de uma luxuosa mansão na região litorânea de Long Island, onde ele promove suntuosas festas, frequentadas pela elite nova-iorquina, por escritores, produtores de cinema, artistas, esportistas, gângsteres e lindas raparigas em busca de ascensão social. O mistério que paira sobre Gatsby, um homem elegante e indecifrável, e seu interesse pela bela Daisy Buchanan, uma mulher casada com o bruto, intolerante, mas milionário Tom Buchanan, são o fio condutor que levará a acontecimentos trágicos que serão postos em movimento, quando Nick Carraway, o onipresente narrador da história, muda-se para um humilde bungalow próximo a mansão de Gatsby e indaga-se sobre a exuberância, prepotência e falta de cultura das demais personagens.
Esta obra, uma das mais representativas do romance norte-americano, descreve a vida da alta sociedade através de uma aguda reflexão crítica. Além de destacar brilhantemente uma sociedade obcecada por riqueza e status, o romance também apresenta os problemas da economia durante o período entre Guerras Mundiais, a proibição da venda de bebidas alcoólicas, o aumento do crime organizado com o contrabando de bebidas, o surgimento de novos milionários e a história de amor entre Jay Gatsby e Daisy Buchanan.