Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Maria Teresa Maia Gonzalez é a única escritora portuguesa nomeada para a edição de 2016 do Prémio Literário Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA). Este Prémio, criado em memória da escritora sueca, é considerado o maior Prémio na área da Literatura para a infância e Juventude e de Promoção da Leitura.
Ana tem agora 15 anos, mas é uma adolescente que foi obrigada a crescer demasiado cedo, suportando responsabilidades que não são suas. Traumatizada desde a infância pelo alcoolismo da mãe, Ana vive com o pai e a madrasta, e Pipa, a pequena irmã pela qual tem de olhar como uma verdadeira mãe. Mas um dia tudo volta a mudar e a mãe, agora recuperada do seu alcoolismo e com uma nova relação, reclama a custódia da menina. O desgosto e a revolta de Filipa não têm limites e, sem possibilidade de continuar a lutar, recorre a uma solução extrema.
Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Viu a sua primeira obra editada em 1989.
Coautora de O Clube das Chaves, é autora de inúmeras obras, principalmente juvenis, incluídas no Plano Nacional de Leitura, que foram já objeto de várias reedições.
É a autora de A Lua de Joana um dos maiores sucessos editoriais da literatura para jovens em Portugal, já traduzido em cinco línguas.