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Tudo acontece quando o personagem Pedro, constantemente acometido pela insônia escolhe como entretenimento uma partida de xadrez, representando a disputa por meio de dois oponentes imaginários: Alberto, um falecido amigo seu, jogando com as brancas e Kasparikov, o maior campeão mundial de todos os tempos, com as pretas. Nessas ocasiões, Pedro nunca se esquecia de levar com ele um velho manuscrito que simbolizava um projeto inacabado, com as estórias de relatos fascinantes sobre uma misteriosa e fascinante ilha, reproduzidas por seu falecido amigo Alberto, a partir das revelações inéditas de outros amigos pescadores que Pedro já não via há várias décadas. Porém, com o transcurso da partida, ele se viu forçado a tomar uma decisão imediata que consistia em concluir o manuscrito ou destruí-lo. Assaltado pela dúvida, Pedro resolveu condicionar a decisão ao resultado da partida de xadrez e isso foi determinante para que ele fosse o único a descobrir em apenas uma noite todos os mistérios que se escondiam por traz das estórias fantásticas dos pescadores.