Bukharine, Minha Paixão

Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!

Bukharine, Minha Paixão
Autor(a)
Anna Larina Bukharina
Editora
Terramar
Género Literário
Não ficção
Sinopse

Crimeia, 190. Uma jovem de 16 anos. Um «velho» bolchevique de 42 anos. Apaixonam-se, intensamente. E decidem unir os seus destinos. Ela, filha de um menchevique que se tornou bolchevique e grande amigo de Lenine. Ele, dirigente bolchevique, apreciado e estimado por Lenine (que lhe chamou «filho querido do partido»).

Oito anos depois (27 de Fevereiro de 1937), Bukharine é preso pela NKVD (a polícia política de Estaline). Um ano mais tarde, é submetido a um julgamento-espectáculo, encenado por Estaline, e é condenado à morte (madrugada de 13 de Março de 1938). Foi executado, com um tiro na nuca, em 15 de Março. Todavia, cinquenta anos depois (1988), acabou por ser politicamente reabilitado e reintegrado, a título póstumo, no Partido Comunista da União Soviética.

Mas, depois da prisão de Bukharine, foi a vez de Anna Larina, em 11 de Julho do mesmo ano. Conheceu então uma larga parte do universo repressivo estaliniano: a deportação, as prisões de diversos tipos, os campos de concentração do Gulag, a sinistra superprisão de Lubianka (onde chegou a ser interrogada pelo próprio Béria, já a chefiar a NKVD). E até a iminência de ser executada, também com um tiro na nuca.

Felizmente, Anna Larina Bukharina consegui escrever este extraordinário livro-documento sobre as suas vivências, tão terrivelmente dramáticas. e sobre o destino de toda uma vanguarda revolucionária tragicamente devorada pelos criminosos delírios de Estaline. Por outro lado, estamos também perante um livro sobre um grande amor, uma paixão - entre um homem e uma mulher unidos pela Revolução, mas irremediavelmente separados por uma implacável máquina repressiva e contra-revolucionária.

Idioma
Português
Preço
7.00€
Estado do livro
Excelente estado.
Portes Incluídos
Quero comprar
Sobre o/a vendedor/a

Arvi

Tempo de resposta: 12-24 horas

Métodos de pagamento: Transferência multibanco ou MBWAY

Outros meios de contacto: