Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
"O nascimento da arte e da escrita
Nesta obra, Philippe Greig renova a compreensão da evolução do desenho da criança, dos primeiros rabiscos às pequenas composições, de sua idade de ouro ao esgotamento na adolescência. Elucida, apoiado em ilustrações, o nascimento da figuração, seguido do progresso do esquema corporal e da diversificação de temas.
O autor mostra como esse desenvolvimento gráfico da criança traduz o impulso conjugado da afeição aos seus próximos e da afirmação de si como sujeito sexuado. Esse duplo movimento que se enraíza ali prolonga-se na expressão humana da escrita e da arte: correspondências entre evolução do desenho da criança e história da arte embrenham o autor em uma reflexão sobre a criação e o gosto, longe de ideias recebidas.
Fundamentada em uma vasta bibliografia, que inclui os estudos já clássicos e os trabalhos mais atuais sobre esse tema, esta obra é fruto de um extenso levantamento realizado pelo autor, de um lado, por meio de suas consultas, onde se mesclam a atenção clínica e uma ampla utilização do desenho, e, de outro, mediante a observação da produção anual completa de classes de educação infantil. Graças à sua importante iconografia, cuidadosamente selecionada, constitui um verdadeiro atlas do desenho infantil."