Este livro está na lista de favoritos de 1 utilizadores.
Como o título indica, trata-se da apresentação de algumas temáticas tradicionais da história da filosofia, como a moral, o conhecimento ou a liberdade, destinada fundamentalmente a um público jovem (e não só) que se pretenda iniciar na via da reflexão filosófica, na perspectiva de que, e como escreve o autor, o "ser humano é um animal filosofante: só pode renunciar à filosofia renunciando a uma parte da sua humanidade." Filosofar é, pois, uma actividade intrinsecamente humana e todos, de uma maneira ou de outra, já nos interrogámos sobre alguns problemas de natureza filosófica.
Mas esse questionamento só poderá atingir alguma profundidade e sistematicidade se se apoiar na tradição filosófica, cuja riqueza constitui uma das estruturas fundamentais da cultura ocidental. Neste sentido, o autor procura desenvolver os temas que escolheu em constante diálogo com alguns autores clássicos da história da filosofia, como Espinosa, Descartes ou kant, e com outros cuja abordagem, por menos sistemática, não deixa por isso de ser igualmente estimulante, como Pascal, Montaigne ou Alain.
O estilo coloquial da obra, adequado aos seus propósitos, não descura o rigor necessário da reflexão, visto a filosofia ser uma actividade eminentemente racional. Assim, o autor procura apresentar argumentos, convidando o leitor a reflectir sobre eles e a elaborar o seu próprio caminho, na certeza de que, e como se refere logo a abrir a "Introdução", retomando uma famosa afirmação de Kant, "filosofar é pensar por si mesmo".
Sinais de uso na capa e contracapa.