Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
D. Miguel nasceu em Lisboa em 26 de Outubro de 1802 e morreu em Bronnbach (Alemanha) em 14 de Novembro de 1866. Reinou durante pouquissimo tempo (1828-1834), e os dois últimos anos em guerra civil. Vencido, foi expulso do país e proibido de aqui regressar. Casou e morreu no estrangeiro, ja idoso. Por junto, não chegou a viver catorze anos na pátria de cujos valores se afirmou defensor.
O seu nome è indissociavel do movimento de recusa do liberalismo que em Portugal ficou conhecido como miguelismo e a sua imagem está indelevelmente ligada às acções contra-revolucionárias, sobretudo na sua dimensão violenta e popular. O potencial mobilizador da figura de D. Miguel manteve-se durante os anos de exílio, bem patente nas tenazes expectativas relativas ao seu regresso a Portugal que se manifestaram nas vagas de rumores e de boatos que alimentavam essa esperança de contornos quase messianicos.
Poucos reis foram tão amados e tão odiados como D. Miguel e poucos deram origem a imagens tão contrastadas: rei portuguesíssimo, devoto, último rei amado pelo povo, para uns; rei bronco e cruel, súmula dos vicios e dos defeitos portugueses, segundo outros. Não se pretende com este livro tomar posicao em relação a essas imagens. Pretende-se tão só situá-las e alargar o ángulo de visão que as formou de modo a compreender um pouco melhor os varios contextos da Historia de Portugal que D. Miguel percorreu e o modo como os terá vivido e neles actuado.