Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
Alexandre Dumas, Filho, nasceu em Paris, em 1824, vindo a morrer em Marly-le-Roi, no ano de 1895. Filho natural do autor d’ Os Três Mosqueteiros, fez a sua estreia nas Letras com uma colectânea de poemas e aos 23 anos escreveu La Dame aux Camélies, que devia imortalizar definitivamente o seu nome. O romance transformou-se em peça de teatro e o êxito desta nos palcos foi determinante na vida do autor, apontando-lhe a carreira de dramaturgo, à qual se dedicou.
Neste domínio, legou à posteridade algumas obras de valor, entre as quais se contam La Dame aux Perles (1854), Le Demi-Monde (1855), La Question d’ Argent (1857), Le Fills Naturel (1858), Un Père Prodigue (1864), sem contar as peças em que colaborou a coberto de pseudónimos.
O teatro de Alexandre Dumas, Filho, além de constituir um documento de real interesse para o conhecimento da sociedade francesa do Segundo Império, foi também uma tribuna de que o escritor se serviu para se bater pelos ideais que lhe estavam a peito: a luta pela igualdade e contra as injustiças da sociedade do seu tempo.
A Dama das Camélias (La Dame aux Camélies) é certamente uma das obras mais populares de todas as literaturas de todos os tempos. E, se os críticos literários se dividem na apreciação que fazem da obra, esta recebeu indubitavelmente o aplauso unânime do público leitor em todo o mundo.
Contam-se por dezassete filmes que nela se inspiraram.