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Um estudo sobre a musealização da arte contemporânea.
Este livro apresenta um estudo sobre o museu de arte contemporânea, mais especificamente sobre a musealização da arte contemporânea, abordando a musealização como um processo discursivo e reflexivo de (auto)afirmação e reinvenção do museu; processo este construído em diálogo entre o museu e o seu próprio objeto, i.e., a arte contemporânea que, seja pelas características dos seus materiais e processos, seja pela sua pluralidade de momentos e práticas, problematiza funções e conceitos sistematicamente estabelecidos ao longo da história desta instituição.
Assente na metodologia de Estudos de Caso, este estudo analisa três museus situados em Portugal e no Brasil (o Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, na cidade do Porto, e o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em São Paulo), inserindo-se na discussão sobre a identidade dos museus e refletindo criticamente sobre as ideias atuais e subjacentes do que vem a ser um museu de arte contemporânea quando uma determinada instituição se manifesta como tal.