Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
O primeiro semestre de 2023 ficou marcado por um intenso debate acerca da TAP. A Assembleia da República promoveu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à gestão política da TAP cujos trabalhos tiveram um importante impacto nacional. Teses mil vezes afirmadas pelo PCP — e sempre ignoradas ou desmentidas pelos sucessivos governos — ficaram comprovadas perante os factos revelados.
Apesar disso, o impacto mediático deste processo foi desviado para lateralidades, para um terreno onde a direita parlamentar e o PS se podem digladiar sem questionar o que os une: a submissão aos grandes grupos económicos e à sua ideologia, hoje chamada de neoliberal.
A TAP é uma das últimas grandes empresas nacionais. O governo já anunciou a intenção de avançar para nova privatização (apoiada por PSD, IL, CDS e CH). Esta intenção impõe um combate nacional, muito exigente, uma vez que os instrumentos de dominação ideológica de há muito que preparam o terreno para a privatização. O PCP vai travar esse combate, do qual este livro será um importante instrumento. Nele se sistematiza a informação disponível, apontando as conclusões que a CPI deveria ter tirado e recordando dados essenciais.