Sê o primeiro a adicionar este livro aos favoritos!
No prefácio à primeira edição, de 1965, a autora definia os
objectivos do livro, voltado «principalmente a servir de guia aos
estudantes universitários da cadeira de História da Cultura Clássica», o que justifica, ainda segundo suas palavras, «um acentuado carácter didáctico, manifestado na ordenação das matérias, na selecção e organização da bibliografia e no teor da exposição, que «é frequentemente mais descritiva, factual, do que interpretativa». Assim, tem-se em vista a «dupla necessidade de pôr ao alcance dos alunos uma vasta pluralidade de factos que não conhecem e de rectificar uma série de noções erradas ou ultrapassadas que andam em curso entre os não especialistas». A oitava edição foi actualizada e revista, contemplando o avanço das ciências da Antiguidade nos últimos trinta anos, devido sobretudo ao «aparecimento de novas teorias e de novos dados arqueológicos». Assim, Estudos de História da Cultura Clássica preserva suas características mais destacáveis: o rigor no tratamento dos temas, a valorização das fontes textuais e materiais, o acompanhamento das tendências contemporâneas de leitura e interpretação da documentação disponível.
Como se pode constatar apenas a partir dos títulos das várias
secções, o primeiro volume de Estudos de História da Cultura Clássica faculta ao leitor uma visão pormenorizada da cultura grega antiga, avançando de seus primórdios até o período hclenístico. Esta é, sem dúvida, sua primeira virtude. Não só o estudante que, em nível universitário, inicia o contacto com a Antiguidade Clássica aí encontra um guia seguro, como também o leitor comum que, por interesses diversos, busque uma visão de conjunto ou simplesmente a informação correcta sobre algum aspecto da produção cultural grega.
Não só se expõem os factos antigos, mas também as mais importantes teorias e métodos modernos que contribuem para a sua compreensão, o que é uma segunda virtude. A par de tudo, ensina-se, em cuidadas notas e no fim de cada capítulo, a boa bibliografia relativa a cada um dos aspectos tratados, como orientação para aqueles que desejem aprofundar-se, uma terceira virtude de primeira grandeza. Respaldada em sólida prática docente, a autora sabe que um princípio básico da actividade pedagógica, após motivar os estudantes para a aprendizagem e transmitir-lhes os conteúdos, é incutir-lhes curiosidade e fornecer-lhes os elementos para que prossigam por si mesmos sua formação. Sem dúvida, raras obras terão logrado um equilíbrio tão harmonioso nessa tarefa, alternando-se a autora entre ensinar e orientar.
Com assinatura, pontos amarelos no exterior das páginas e sublinhados/anotações a caneta e lápis.